PWE BRASIL, assumir a responsabilidade social de educar “Portugal” no Brasil!

Beba um grande Vinho e  tente saborear um grande momento,  porque todos os momentos são perfeitos tente aproveitar...  Leia sobre vinho  e desfrute de uma grande musica enquanto lê os nossos artigos,  vinhos também harmonizam com musica! 








PORTUGAL WINE EXPERT BRASIL 


Desde cedo soube qual seria  a minha vocação profissional. O meu sonho era e é lidar com a vida! Descobri aos 15 anos uma forma única de fazer isso... Estudar sobre vinho, conhecer vinho e amar vinho... Faltava saber qual era a estrada a seguir neste mundo!?
Se vinho é vida então esta bebida mágica é uma pessoa. Decidi  nessa época que o meu trabalho tinha de ter incluido vinho e pessoas...

Ser ESCANÇÃO/ SOMMELIER ERA A OPÇÃO CERTA!

Para não me alongar muito e não cair na tentação  de escrever somente sobre a minha carreira profissional,  quero  explicar que a partir do momento em que escolhi a minha profissão, mergulhei de cabeça sem medo e me  dediquei de corpo e alma a este mundo correndo para absorver tudo o que o vinho me poderia oferecer.  As dificuldades foram muitas... Uma autentica ponte aérea  muitas noites dormidas em Aeroportos, lugares caricatos e diferentes ás vezes com um ou dois Euros  no Bolso ... (Risos)! Mas uma coisa é certa, o Vinho faz amigos,  todos os que conhecerem esta bebida  na sua essência saberão o que quero “dizer”...  Sempre se encontra  alguém que nos ajuda há  sempre uma família que nos acolhe  em algum lugar ... Acabei por ter vários irmãos, tios, primas, avós, pais e até algumas mães espalhadas por esse mundo! Pessoas que jamais irei  esquecer . A vida é feita de opções e ás vezes as nossas escolhas fazem com que soframos e a língua Portuguesa tem uma palavra única para retratar a falta... SAUDADE!   Hoje para poder partilhar e transmitir o meu conhecimento a outros profissionais espalhados pelo Brasil e pelo mundo tive de optar pela presença da minha família ao prazer de ensinar ... Principalmente minhas filhas as quais privam da minha presença física todos os dias como devem calcular as saudades  são imensas! Foi uma longa jornada até chegar ao hoje. . . Foi um percurso  duro e único  no qual aprendi que algumas das maiores qualidades desta nobre profissão se chamam, perseverança, humildade e Cultura .

PORTUGAL WINE EXPERT BRASIL, assumir a responsabilidade social de educar “Portugal” no Brasil!




Toda a minha carreira foi construída na base do “PULSO”  As possibilidades para estudar numa região como Alentejo (interior de Portugal) eram e continuam sendo muito difíceis ! O  Alentejo mesmo sendo uma das mais respeitadas regiões vinícolas no mundo na área da produção é Paupérrima na qualidade de formação e no acesso á formação com qualidade! A maioria dos Hoteleiros Brinca ao turismo e não dão possibilidade de crescimento aos seus profissionais... Também conta falar da vontade dos profissionais em ter formação, aqui posso afirmar que muitos profissionais optam pelo turismo como profissão de recurso ou de improviso até que encontrem algo melhor... (não sei se deva chorar ou rir,  mas o fato é que a realidade dói!) 

Sou apologista de que a educação é a base principal de um profissional!  Esse foi  um dos principais motivos para nascer o Portugal Wine Expert auxiliar aqueles que assim como eu amam esta nobre profissão de oferecer felicidade aos outros.

Conheci o Brasil em 2006...  Aprendi imenso . Muitos dos meus colegas questionam porque escolhi o Brasil como país para aprender. Eu explico... O Brasil é um país que absorve de uma forma única a cultura de outros países ou seja  num único país temos um mundo inteiro á disposição !
No entanto percebi que num mundo tão vasto e cheio de países procurando sucesso em vendas que existia uma  carência enorme  no conhecimento sobre regiões , castas e vinhos  de Portugal .  
“A Base de tudo está na Educação” Certo? ““ Pensei “...” É urgente agir rapidamente para que este cenário se modifique  . Os vinhos portugueses necessitam de outra alma  e precisam de aparecer mais nas cartas de vinhos dos restaurantes Brasileiros”

Nasce o Portugal Wine Expert , Curso e Concurso de vinhos Portugueses para sommeliers e profissionais do Vinho no Brasil.


Projeto que visa ensinar a todos de uma forma profissional e neutra  transmitindo a cultura vinica de Portugal’ Alem de isso contribuir para que  os sommeliers e profissionais  melhorarem o seu  desempenho nos restaurantes,  oferecendo a possibilidade de os mesmos assistirem a formações técnicas nas áreas de serviços , enogastronomia e enologia. Sem duvida uma mais valia para o profissional que Junto a tudo isto ainda  pode participar  num concurso de nível internacional.

Queremos assim  enquadrar os vinhos de Portugal  no dia a dia dos profissionais fazendo com que eles deixem de ter medo de sugerir vinhos de Portugal’ a maioria  das vezes por falta de conhecimento . Todos  sabemos das dificuldades em estudar e que muitas vezes os profissionais não tem essa possibilidade ( A não ser os que recebem viagens porque vendem muito e embarcam naquelas viagens cheias de lavagens cerebrais... Puramente comerciais)  aqui o vencedor para alem de receber  o titulo de WINE EXPERT EM VINHOS PORTUGUESES é-lhe oferecido  como premio final  uma viagem de estudo a Portugal’ com tudo pago durante 10 dias a quase todas as regiões vitivinicolas de Portugal.
È importante Escrever que todo este projeto inclui a participação de varias entidades e produtores e que sem eles seriam impensável organizar fosse o que fosse. ABS ,  Wine Academy Portugal, Vini Portugal, AVELEDA, Tapada de Coelheiros, Herdade da Comporta, Antonio Saramago e Scancio.


A estas entidades o meu Obrigado. Não por acreditarem em mim e sim por acreditarem que é na educação que esta a chave do sucesso. Tenho a certeza que todos sabem que a educação não se ganha num ano nem em dois é necessário  muito tempo... Aos outros que são muitos...  Fica o convite para que se juntem e  assumam a  responsabilidade em educar ao consumo de vinho no mundo.  Portugal jamais fará sucesso e aumentará vendas se não se apoiar num projeto em que a união e confiança rume num só sentido e que a educação seja a base de toda  a estrutura. Tenho a certeza que desta forma conseguiremos atingir os nossos objetivos de forma mais eficiente e eficaz!

Depois de Salvador, São Paulo e Fortaleza receberem um dos mais importantes eventos sobre vinhos portugueses na área de profissionais. O Portugal Wine Expert Está na Cidade de Brasilia e está prestes a encontrar mais um Expert em Vinhos de Portugal. Com  final reservada para este sábado dia 29 de Outubro de 2011 o Portugal Wine Expert Brasilia realizou-se nos dias 24,25,26,27 e 28 de Outubro na faculdade UPIS de Brasilia.
Sala cheia! Os cerca de 40 participantes de Brasília  mostraram  mais uma vez que os Brasileiros amam Portugal e os seus vinhos . Sem duvida  o Brasil de hoje ensina o mundo e dá-nos  grandes lições de humildade! O Brasileiro respira e transpira vinho... Na verdade o Brasileiro AMA vinho de uma forma especial e  única alem disso deseja formação e informação séria
OS Participantes de Brasilia fizeram-me acreditar que vale a pena continuar apostando neste projeto.
Não poderia deixar de Agradecer a atuação da ABS de Brasilia que se empenhou como se o projeto fosse próprio ,  colocando á disposição todos os seus recursos fossem eles humanos ou não. Tenho de agradecer á faculdade UPIS que nos acolheu  e cedeu as fantásticas instalações.
Como todas as empresas são criadas por pessoas  fica um agradecimento especial a todos os profissionais que me ajudaram em Brasília .

È por isso que eu digo que o vinho é único!

Até Sábado... Quem será o Wine Expert em Vinhos de Portugal em Brasilia?

Jose Carlos Santanita 

Postagens mais visitadas