Gastronomia Mexicana e Vinhos 1
.A gastronomia mexicana, em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada por algumas pessoas como gordurosa e condimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais.
Quando os conquistadores espanhóis chegaram à antiga Cidade do México (Tenochtitlán), descobriram que o povo azteca tinha uma dieta específica: comia pratos baseados em milho como a tortilla mexicana, com algumas ervas, mas geralmente com feijão. De acordo com algumas pesquisas, a mistura de feijões com milho origina um composto de aminoácidos que é bom para a dieta. Mais tarde, os conquistadores adicionaram arroz, carne de vaca e vinho, entre outros produtos.
Muitas coisas foram levadas para o México pelos conquistadores espanhóis, tais como: cavalos, porcos, gado bovino, galinhas, cabras e outros animais, orégãos, salsa, canela, pimenta e outras especiarias, e ainda vários vegetais e frutos.
Muita da culinária mexicana actual tem origem em várias misturas de tradições, ingredientes e creatividade. A maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol. Por exemplo, a famosa quesadilla é uma tortilla com base em milho e queijo e com carne de vaca, galinha e/ou porco. A parte indígena disto e de muitas outros pratos tradicionais é o chili, ou seja as pimentas e pimentões.
A disposição deste tipo de pratos é muito decorativa e colorida. Isto acontece porque a culinária mexicana é rica em vegetais verde, bróculos, couve-flor e rabanete) e em carnes variadas.
Os alimentos indígenas do México pré-colombiano incluem chocolate, milho, tomate e baunilha.
A alimentação varia com a região, dependendo da população indígena original e das influências dos espanhóis e de outros povos a que essas regiões foram expostas. Por exemplo, o norte do México é conhecido pela sua produção de carne de vaca e pratos de carne, enquanto que o sueste do México é conhecido pelos seus pratos condimentados baseados em vegetais e carne de galinha.
A culinária mexicana combinou-se com a culinária do sudoeste dos Estados Unidos, formando a culinária tex-mex.
A enchilada é uma panqueca de milho mexicana, muito condimentada, recheada de carne de vaca, feijões ou frango e que leva por cima molho de piripíri e queijo ralado.
O guacamole é um ingrediente típico da culinária mexicana, servido com uma grande variedade de pratos, muitas vezes acompanhado com pico-de-gallo e nata azeda.
É basicamente um puré de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada e que foi exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.
O nome "guacamole" tem origens indígenas: "guaca" significa testículo (da forma do fruto) e "mole" é um nome genérico para "molho", embora o verdadeiro mole seja totalmente diferente, levando na sua composição chocolate.
O pico-de-gallo é um ingrediente típico da culinária mexicana, servido com uma grande variedade de pratos, muitas vezes acompanhado com guacamole e nata azeda.
É basicamente uma salada feita com pedacinhos de tomate, misturada com cebola, cebolinho e folhas de coentro (chamado "cilantro" no México e no sul dos Estados Unidos da América) e temperada com sumo de limão e óleo; muitas vezes, leva também grãos de milho amarelo, doce ou cozido, o que lhe dá um aspecto muito atraente - e justifica o nome: "bico de galo", ou seja, "comida para galinhas"...
Por vezes, também leva malagueta, embora normalmente este tempero forte esteja no próprio prato principal ou na salsa, o molho de pimenta vermelha que nunca falta na mesa dos mexicanos.
O taco é o prato que se prepara com uma tortilla enrolada com vários tipos de recheio. É uma receita fundamental na ampla culinária mexicana. É muito versátil já que se pode rechear com qualquer tipo de carne ou verdura. Se come com as mãos e são recheadas com molhos mexicanos picantes, vermelho ou verde. A massa para fazer a tortilla pode ser de Trigo ou milho
Tamal é uma especie de farinha de milho,assucarada e envolvida na própria folha da maçaroca"carapela",e que é vaporizada numa caldeira a vapor e assim vendida pelos vendedores ambulantes ao cair da tarde.
Tortilla (ou em português Tortilha) é um importante exemplar da cozinha mexicana e da América Central.
A tortilla é um género de pão ázimo, confeccionado a partir de farinha de milho ou de trigo. Não se deve confundir com a tortilla espanhola. Geralmente usada como entrada ou base para outros pratos, como: burritos, fajitas e tostatas.
Uma tortilla chip é um salgadinho ou snack feito de tortilla de milho frita ou assada. Foram inventadas em Los Angeles na década de 1940, mas são consideradas como parte da culinária do México. No México, as tortillas fritas tradicionais (não confundir com a versão comercial, chips) são chamados de totopos.
E agora fica a Questão que Vinhos conseguimos Harmonizar com esta Gastronomia tão vasta e rica ? Num país que é o maior consumidor de coca cola do mundo! Vejam os proximos artigos...
Jose Santanita