Casamento ou divorcio ... quem sabe? vinho e gastronomia ....
Casar vinho e comida, é dos exercícios mais bonitos e fascinantes do mundo do vinho!
Normalmente quando se quer ouvir um poema, devemos colocar um bom orador para o fazer, caso contrário corremos sérios riscos de não ouvir um poema mas sim palavras ditas sem sentido. Colocar um vinho na comida errada é como ouvir um grande poema dito pelo pior orador.
No Passado as ligações gastronómicas eram preparadas de uma forma muito Rústica! Ligávamos Peixe com Vinhos brancos e carne com vinho Tinto. Ligavam-se as comidas típicas de cada região com os vinhos dessas mesmas regiões! Mas o mundo evolui e os homens também …
Portugal cresceu muito na área gastronómica, começaram a aparecer restaurantes com outras vertentes gastronómicas. Aparecem todos os anos novos talentos na cozinha.
Com isto queremos dizer que a gastronomia evoluiu, e ao evoluir trouxe-nos o privilégio de poder saborear outras texturas, outros sabores e outra criatividade. Sem dúvida ligar vinho à gastronomia é hoje um jogo misterioso mágico, mas não se pode inventar, a todos os que desejam ligar estas duas sinfonias de sabores, aconselhamos a fazer um trabalho de estudo, prato a prato. Da experiência obtida nesta área conseguimos perceber que o vinho inicialmente previsto para determinada comida, acaba por ser o pior vinho.
Aconselhamos a fazer o seguinte:
Vamos imaginar que temos de ligar um vinho a um prato. Cherne grelhado acompanhado com cenoura cozida e batata cozida!
Devemos colocar vários vinhos (5 ou 6) em prova cega. Depois de provar os vinhos e a iguaria, sabendo quais são os seis vinhos da prova, mas sem saber a ordem deles em prova! No fim vai ficar surpreendido com as escolhas feitas! Muitas vezes essas escolhas fogem ao que os nossos olhos vêm, se olhássemos os rótulos dos vinhos!
Neste prato específico teremos de ter algumas bases de ligações gastronómicas para saber escolher os 6 vinhos, não podemos colocar um vinho tinto Garrafeira nesta prova à partida iria ficar mal!
Teremos de saber quais as características do Cherne (Peixe gordo e delicado) Qual a influencia de ser grelhado ou assado ou salteado, e no fim a influencia dos acompanhamentos.
Neste caso específico, eu sugiro que se escolham os seguintes vinhos:
Branco sem estagio em madeira.
Vinho rose
Tinto Jovem sem contacto com madeira
Tinto jovem com algum contacto em madeira
Um vinho espumante
Podemos encontrar mais que uma opção vínica, para o mesmo prato, e é esse o objectivo, quando fizer este tipo de prova irá reparar que tintos, brancos, roses, espumantes ou até vinhos especiais podem equilibrar com determinada iguaria, não se assuste o objectivo é esse alargar as opções vínicas, permitindo que todos possam escolher o vinho em função dos seus gostos pessoais. Portanto não liguem os Vinhos á Gastronomia pela nacionalidade nem pela cor.... a harmonia está no sabor!!
saudações vínicas
Jose Santanita
Wine Diretor